Curso de Doutorado em Ciências Humanas (Sociologia ou Antropologia)

DISCIPLINAS E ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS DO(A) ALUNO(A) DE DOUTORADO

I – Disciplinas

Semestre Nº de Créditos a cumprir:
1º semestre Aluno(a) de Sociologia:
Disciplina obrigatória: Teoria III
Disciplina eletivaAluno(a) de Antropologia
Disciplina eletiva (na sua área de concentração)
Disciplina eletiva
2º semestre Aluno(a) de Sociologia:
Disciplina eletiva (na sua área de concentração)
Disciplina eletivaAluno(a) de Antropologia
Disciplina obrigatória: Teoria IV
Disciplina eletiva
3º semestre Disciplina obrigatória: Pesquisa de Tese
Exame de Qualificação de Doutorado
4º semestre Disciplina obrigatória: Pesquisa de Tese
5º semestre Disciplina obrigatória: Seminário de Tese
6º semestre Disciplina obrigatória: Pesquisa de Tese
7º semestre Disciplina obrigatória: Pesquisa de Tese
8º semestre Disciplina obrigatória: Pesquisa de TeseDefesa da Tese de  Doutorado

Disciplinas externas: Desde que autorizado pelo seu orientador acadêmico, o aluno matriculado no PPGSA terá aceitas disciplinas cursadas em outros cursos de Pós-Graduação reconhecidos e credenciados pelos órgãos oficiais competentes. O total de disciplinas concluídas pelo aluno em outros cursos de Pós-Graduação não poderá ultrapassar 1/3 da carga horária mínima exigida para a obtenção, respectivamente, do grau de Mestre ou de Doutor. Para mais informações, ver Art.30 do Regulamento do Programa e documentação necessária na seção Informações úteis.

 

II – DEMAIS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS DOS ALUNOS DE DOUTORADO DO PPGSA:

1) ALUNO(A) DE OUTRAS ÁREAS – O estudante do curso de Doutorado cujo mestrado tenha sido feito em áreas distintas da Sociologia e da Antropologia deverá freqüentar como aluno regular as disciplinas de Teoria I (no caso de opção em Sociologia) ou de Teoria II (no caso de opção em Antropologia), sem prejuízo das demais exigências curriculares estipuladas no Artigo 36, do Regulamento do Programa.

2) “ENCONTROS COM A SOCIOLOGIA E A ANTROPOLOGIA” – É obrigatória a participação do(a)  aluno(a), no seu primeiro ano de curso,  em pelo menos 60% dos eventos agendados como “Encontros com a Sociologia e a Antropologia” promovidos regularmente  pelo programa.

3) ESTÁGIO DOCÊNCIA – Para bolsistas de doutorado CAPES, é obrigatória a realização de estágio docência durante por pelo menos dois semestres, caso não tenham experiência anterior comprovada em magistério superior. É opcional a realização de estágio docência para demais alunos de doutorado. Regras e inscrição: PPGSA Estagio Docencia Regras e Formulario 2011 (docx). (Demais links sobre o assunto estão  na seção  Informações úteis).

4) CV LATTES – É obrigatória a inscrição e manutenção do Currículo Lattes do(a) aluno(a), com registro de sua produção acadêmica e sua condição de bolsista Capes, CNPq ou Faperj sempre atualizados

5) CV SIGMA – É obrigatória a inscrição e manutenção do Currículo Sigma/UFRJ do(a) aluno(a), com registro de sua produção acadêmica e sua condição de bolsista Capes, CNPq ou Faperj sempre atualizados. (Dicas para preenchimento do Sigma estão na seção Informações úteis).

6) TESE - Ao final do curso, no prazo de até 30 dias após a defesa, é obrigatória a entrega da seguinte documentação à Secretaria do PPGSA: 2 cópias da tese impressas e encadernadas em capa dura; 2 CDs com a versão da tese em arquivo PDF, bem como todos os itens do documento a seguir: PPGSA Regras apos defesa de tese ou dissertacao 2011 (docx).

Veja também:

Doutorado/Apresentação

Informações úteis