Simone Dubeux Berardo Carneiro da Cunha

Vera Lúcia Calheiros da Mata
Maria Lina Leão Teixeira
Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti

O tema desta dissertação são as concepções sobre os bondes de Santa Teresa enquanto “patrimônio cultural”. Distinguem-se basicamente três concepções: a dos trabalhadores dos bondes, a dos moradores de Santa Teresa (representados pela (AMAST) e a concepção oficial representada pelas agências do Estado, em especial a Companhia de Transporte Coletivo (CTC) e o Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (NEPAC). Essas concepções são descritas e analisadas no contexto social da extinção e das estratégias de preservação dos bondes enquanto símbolo de identidade do bairro de Santa Teresa.

ABSTRACT

The subject of this Master’s thesis is the conceptions about the Santa Teresa’s streetcar while “cultural heritage”. Three conceptions were distinguished: the streetcar workers’, the inhabitants’ of Santa Teresa neighborhood (represented by the AMAST), and the official conception, represented by the State agencies, in special theCompanhia de Transporte Coletivo (CTC) and the Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (INEPAC))). These conceptions are described and analyzed in the social context of the extinction and of strategies of preservation of the streetcar as a symbol of Santa Tesera neighborhood identity.